Após grande sucesso será encerrada hoje a primeira conferência regional da rede Diretores de Tecnologia da Informação e Comunicação das universidades da América Latina (TICAL), que reuniu mais de 100 especialistas da região para debater sobre desafios e perspectivas comuns. Compareceram expositores internacionais importantes como Bill St. Arnaud, Víctor Castelo e Juan Sánchez.
Diretores de TIC das universidades latino-americanas se reuniram num encontro inédito que encerra hoje na Cidade do Saber, Cidade do Panamá. Diversas exposições e debates permitiram compartilhar experiências, identificar desafios comuns e formas de trabalho colaborativo. A conferência superou as expectativas de participação com mais de 100 especialistas latino-americanos, que tiveram a oportunidade de se enriquecer com exposições internacionais.
Bill St. Arnaud, consultor de Green IT e um dos mais reconhecidos especialistas no Canadá, expôs sobre como as Redes Nacionais de Pesquisa e Educação podem liderar uma mudança no consumo de energia nas universidades e no impacto que as tecnologias têm no meio ambiente. (Leia a matéria sobre sua palestra)
Victor Castelo, especialista em redes de pesquisa da Secretaria Geral Adjunta de Informática do CSIC, expôs sobre a relevância da e-infraestrutura para o desenvolvimento de projetos científicos e de inovação. “As redes avançadas são especialmente fundamentais”, disse. (Leia a matéria sobre sua palestra)
“TICAL 2011 tem sido um excelente espaço de interação e troca, no qual tem se apresentado experiências enriquecedoras da região e tivemos a oportunidade de contar com tres expositores do mais alto nível”, ressaltou Carmen Gloria Labbé, Diretora de Inovação e Desenvolvimento da RedCLARA.
O terceiro expositor internacional foi Juan Sánchez, vice-presidente de Pesquisa da Universidade do Texas, que propôs os desafios na área de I&D da região latino-americana. Além disso, focalizou-se na questão da supercomputação como ferramenta para desenvolver grandes projetos de ciência e pesquisa. (Leia a matéria sobre sua palestra)
“Este evento tem me impressionado pelo seu alto nível. Reuniu-se uma massa crítica muito importante, que vem nos deixar sus experiências e nós achamos que aquilo tem uma importância muito grande, pois estamos trabalhando em alguns projetos que visam criar redes digitais na área da saúde; e um evento como este é uma oportunidade precisa para nos relacionarmos com este maravilhoso projeto que é a RedCLARA”, apontou o Dr. Félix Mosquera Rodríguez, subdiretor de Docência e Pesquisa do Hospital Regional Docente 24 de Dezembro da Universidade do Panamá.
Como parte das conclusões do evento, durante a tarde esperamos esboçar um conjunto de propostas e projetos concretos para dar continuidade à iniciativa da formação de uma rede Diretores de Tecnologia da Informação e Comunicação das universidades da América Latina (TICAL), uma iniciativa promovida pela RedCLARA que nasceu em janeiro deste ano.
“Nós estamos interessados em formar uma comunidade de diretores de TIC. É uma das metas que estabelecemos e um dos principais resultados que esperamos desta reunião”, ressaltou Luis Núñez, gerente das Relações Acadêmicas da RedCLARA.