Para todos os gostos: TICAL2017 terá seis workshops diferentes

tallerestical

A ser realizada em conjunto com o Encontro Latinoamericano de e-Ciência e a Conferência ION, TICAL2017 (3-5 de julho, San José, Costa Rica) oferecerá em seu programa seis diferentes workshops que discutirão temas como o uso da plataforma Colaboratorio, IPv6 e metodologias de desenvolvimento, enriquecendo ainda mais seus três dias de atividades.

As oficinas serão ministradas por especialistas nas respectivas áreas durante o segundo dia da Conferência, 4 de julho, entre as 17h e 19h, hora de San José (GMT -6). Para participar, é necessário inscrever-se por meio dos links disponíveis ao fim dessa nota.

Associado empresarial de RedCLARA, Microsoft será responsável por um dos cursos, a saber, "A Quarta Revolução Industrial, Análise Avançada, Serviços Cognitivos, Software de Código Aberto, Nuvem, Tendências da Educação: reunindo todas as peças para apoiar o ensino e a transformação digital na educação", que será ministrado por Gustavo Fridman, Gerente de Soluções para o Ensino Superior para a América Latina e Caribe.

O objetivo do workshop é criar um espaço interativo para diretores e reitores, ajudando-os a visualizar caminhos de ação no meio de um novo ambiente de mudanças profundas.

O Colaboratorio, plataforma desenvolvida por RedCLARA para apoiar e promover a colaboração de grupos científicos e acadêmicos, será objeto de duas outras oficinas, dirigidas a usuários (Ferramentas para o trabalho colaborativo de pesquisadores e acadêmicos de todo o mundo) e técnicos (Implementação da Plataforma). Os cursos serão ministrados pela Coordenadora Geral de Comunidades Acadêmicas de RedCLARA, Tania Altamirano, e por Carlos Gonzáles, Líder de Projetos de Desenvolvimento da rede regional, respectivamente.

"O curso de usuário procura apresentar as principais funcionalidades da plataforma através de um guia prático das ferramentas integradas. O curso para técnicos, por outro lado, apresentará, do ponto de vista técnico, o que é o Colaboratorio, sua estrutura, as possibilidades e requisitos para a instalação e o processo geral para orientar uma Rede Nacional de Pesquisa e Educação no processo de implantação local", explica Altamirano.

O papel do gerente em projetos desenvolvidos através do framework Scrum também será abordado no workshop "Desenvolvimento de software ágil com SCRUM e o papel do gerente de projeto de acordo com o PMI", que será ministrado por Jorge Alvarado Zamora, da Universidade da Costa Rica.
As duas outras oficinas serão específicas para os gerentes de TIC: "Compartilhando problemas e soluções" e "IPv6 para gestores de TIC", que mostra os conceitos básicos do IPv6, sua importância no desenvolvimento da internet e casos de negócios em que o IPv6 é mostrado como a melhor solução do ponto de vista técnico e comercial para o problema da falta de endereço.

A participação nos cursos é restrita aos registrados em TICAL2017. Para se registrar e obter mais informações, visite as páginas das oficinas.

Para mais informações sobre TICAL2017, visite: http://tical2017.redclara.net/index.php

 

Fotos TICAL

TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016

Organizadores TICAL2017:

RedCLARA
CONARE
RedCONARE-footer

TICAL em Twitter

JoomShaper