A conferência TICAL apresentou nesta semana o time de palestrantes internacionais que compartilharão suas experiências com a comunidade TIC latinoamericana entre os dias 3 e 5 de julho, em San José, Costa Rica, onde será realizada a sétima edição do evento.
O holandês Wouter Los, os norte-americanos Fred Baker e Chris Smith, assim como o costarriquenho Henning Jensen serão os condutores das sessões plenárias do TICAL2017, compartilhadas entre a conferência e o Encontro Latinoamericano de e-Ciência.
Do país anfitrião vem o Dr. Henning Jensen Pennington, reitor da Universidade da Costa Rica (UCR). Nascido em Honduras, o Dr. Jensen foi criado na Costa Rica e recebeu sua educação ali. Mestre em Psicologia e Doutor em Filosofia (Psicologia) ocupou vários cargos na Universidade da Costa Rica, entre os quais podemos citar: diretor do Instituto de Pesquisa Psicológica (1985-1991); Decano da Faculdade de Ciências Sociais (1991-1999); Diretor e cofundador do Doutorado em Estudos de Sociedade e Cultura (2002-2004) e Vice-Chanceler de Pesquisa (2004-2011).
Jensen é o reitor da UCR desde maio de 2012 e liderou a criação de um parque científico composto por um conglomerado de redes de pesquisa. Em setembro de 2013 assinou a Carta Magna das Universidades Europeias, que promove a liberdade de ensino, aprendizagem e autonomia universitária.
Diretamente dos Estados Unidos, o ex-diretor da Internet Engineering Task Force (IETF), Fred Baker, e Chris Smith, presidente do Comitê Sul-Americano de Coordenação de Astronomia (SAACC), também se juntarão à comunidade latinoamericana de TIC em San José.
Ph.D. em Astronomia pela Universidade de Harvard, Smith (que reside no Chile) é diretor do Observatório Interamericano Cerro Tololo (CTIO) e Diretor Adjunto do Observatório Nacional de Astronomia Óptica (NOAO). Supervisiona todas as operações da AURA no Chile, incluindo o Observatório Gemini, os telescópios SOAR, DCAM e LSST. Suas principais áreas de pesquisa e projetos estão em Dark Energy, Aceleração Cósmica e Estudos Fotométricos de Nuvens de Magalhães.
Fred Baker é um engenheiro especializado no desenvolvimento de protocolos de redes de computadores para a Internet. Desde 1989, ele tem estado envolvido com a Internet Engineering Task Force (IETF), a agência que desenvolve padrões para a Internet. Ele foi presidente de vários grupos de trabalho do IETF, incluindo muitos que especificaram as bases de informações gerenciais (MIBs) usadas para gerenciar pontes de rede e links de telecomunicações populares. Baker serviu como presidente do IETF de 1996 a 2001.
Originalmente educado em química teórica e física, Wouter Los é hoje um especialista em Biologia. Interessado em e-BioSciencie e ciência dos dados, o Dr. Los é o diretor do Museu Zoológico (Instituto de Sistemática e Biologia da População) na Universidade de Amsterdã. Participou em várias iniciativas europeias e globais no que diz respeito à tecnologia da informação em biologia sistemática. Membro do Grupo de Alto Nível da Comissão Europeia, que publicou o relatório Riding the Wave, iniciou uma série de iniciativas em matéria de biodiversidade e e-Science, incluindo o desenvolvimento da Global Biodiversity Information (GBIF) e grandes projetos financiados pela UE como o Fauna Europaea e a Rede Europeia de Informação sobre Biodiversidade (ENBI).
A Conferência TICAL2017 será realizada entre 3 e 5 de julho de 2017 em San José, Costa Rica. O Comité Organizador solicita às partes interessadas que façam sua inscrição e as reservas nos hotéis. TICAL estabeleceu acordos que concederão o direito a tarifas diferenciadas para os participantes, mas o prazo para o acesso a elas termina no dia 1º de junho. Todas as informações sobre TICAL2017, seu programa, a lista de hotéis recomendados e o acesso aos outros dois eventos estão disponíveis em: http://tical2017.redclara.net/.