Os preparativos para a sétima edição da Conferência dos Diretores TIC das universidades latino-americanas, TICAL2017, estão a todo vapor. Mas a verdade é que em meio a tanto trabalho muita gente se esquece de coisas simples, como verificar se é necessário obter um visto para entrar na Costa Rica.
No caso do país centroamericano que sediará TICAL este ano, existe um documento chamado “Diretrizes para vistos de entrada”, que estabelece, de acordo com o país, ou seja, nacionalidade, se é necessário solicitar um visto e que tipo de visto o interessado deve solicitar. Segundo o documento, cidadãos de alguns países da América Latina, como Colômbia e Equador, necessitam solicitar um visto para entrar. Cidadãos de Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, por sua vez, têm acesso permitido apenas com o seu passaporte. Para verificar as condições de entrada na Costa Rica para sua nacionalidade, visite: http://www.migracion.go.cr/extranjeros/visas.html
Todos aqueles que vão participar do evento e que precisam de uma carta de convite para solicitar o visto, podem enviar um pedido com seus dados para Patricia Araya, da Universidade da Costa Rica, uma instituição aliada doe TICAL2017 (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).
O Comitê Organizador também solicita que os interessados façam suas reservas nos hotéis. TICAL2017 estabeleceu acordos que concederão o direito a tarifas diferenciadas para os participantes, mas o prazo para acesso a estas tarifas termina no dia 1º de junho. A conferência será realizada entre os dias 3 e 5 de julho de 2017 em San José, em conjunto com o Encontro Latinoamericano de e-Ciência e a Conferência ION (3 de junho). Todas as informações necessárias sobre TICAL e a lista de hotéis recomendados, além do acesso aos outros dois eventos, estão disponíveis em http://tical2017.redclara.net/.