TICAL2017 abre sua convocatória de trabalhos

llamados-tical2017 A ser realizada em julho de 2017 na cidade San José, Costa Rica, a conferência TICAL2017 abriu sua convocatória para a apresentação de trabalhos em torno dos eixos temáticos definidos pelo Comitê de Programa, que são: Soluções TIC para o Ensino, Soluções TIC de Apoio à Pesquisa, Soluções TIC para a Gestão, Gestão e Governança das TIC, Infraestrutura e desenvolvimento de software, Segurança da Informação, e Serviços de valor agregado de Redes Acadêmicas Avançadas. A convocatória se encerrará no dia 3 de abril de 2017, às 24:00 GMT. Os trabalhos deverão ser enviados em cumprimento estrito ao formato estabelecido no Guia de Autores TICAL2017 (faça o download em: http://tical2017.redclara.net/images/docs/Conferencia_TICAL2017_Guia_Autores.doc), em formato Word e PDF, ao e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Desde 2011, a Conferência TICAL é o espaço de encontro mais importante para a comunidade universitária com responsabilidades na gestão TIC da região. Nela, os líderes da área se nutrem com as experiências, iniciativas e conhecimentos compartilhados expostos por seus pares a contribuem com soluções significativas e inéditas para as instituições de Educação Superior. TICAL é o espaço para compartilhar e apoiar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicações (TIC) nas universidades do continente, e potencializar suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Requisitos de cumprimento obrigatório

Os trabalhos devem se ajustar aos seguintes critérios para serem aceitos:

  • Experiências: os trabalhos apresentados devem ter um forte foco em experiências, uma vez que TICAL é um âmbito de compartilhamento de acertos e erros entre parceiros. Não há interesse em trabalhos científicos ou meramente acadêmicos.
  • Projetos ou serviços: se busca que os trabalhos descrevam projetos executados ou serviços implementados, e não somente ideias ou propostas que ainda não saíram do papel.
  • Foco nas TIC: TICAL reúne os responsáveis pelas TIC das universidades latino-americanas. Justamente por isso, se busca que os trabalhos apresentados sejam interessantes para eles.
  • Impacto na estratégia universitária: Se considera como um valor muito significativo que o trabalho descreva, caso corresponda, o impacto causado pela solução tecnológica na estratégia da universidade.
  • Classificação por eixo temático: Os autores deverão indicar o eixo principal sob o qual apresentam seu trabalho. É possível eleger um eixo secundário no caso de que o trabalho tenha mais de um.

Eixos Temáticos:

A edição 2017 de TICAL busca trabalhos nos seguintes eixos temáticos, escolhidos a partir de uma análise do cenário atual e de suas tendências:

Soluções TIC para o Ensino: experiências na implementação de soluções TIC que contribuam para o ensino e para a aprendizagem. Alguns assuntos a considerar: Redesign dos espaços de aprendizagem usando tecnologias inovadoras, repositórios de recursos educativos abertos, soluções de análises de dados como apoio na aprendizagem e seguimento de alunos; soluções tecnológicas para facilitar o ensino para alunos com capacidades especiais na universidade (diminuição auditiva, visual, etc.); uso de dispositivos móveis na docência.

Soluções TIC para a Gestão: experiências implementadas através das TIC que buscam a melhoria dos processos e serviços da administração universitária. Alguns assuntos a considerar: governo aberto; sistemas de análises de dados para apoiar as decisões de gestão universitária; soluções que apoiem a integração de aplicações e dados institucionais; metodologias para a avaliação, seleção e implementação de aplicativos de apoio à gestão; reengenharia de processos apoiados em TIC; assinatura digital aplicada aos processos; campus inteligente e sustentabilidade.

Gestão e Governança das TIC: práticas de governo e experiências implementadas que contribuem com a gestão das áreas TIC. Alguns temas a considerar: iniciativas de alinhamento e vinculação das TIC e o governo universitário; iniciativas na gestão dos recursos humanos das áreas TIC (incorporação e retenção de talentos, métricas, estrutura organizacional, dimensionamento, gestão de conhecimento); gestão da inovação e desenvolvimento na área de TI; indicadores e métricas para a tomada de decisões na área TIC; gestão de serviços, gestão de projetos.

Infraestrutura e desenvolvimento de software: experiências de implementação de infraestrutura de TIC e desenvolvimento de software para a melhoria de serviços e solução de problemas. Alguns temas a considerar: metodologias de desenvolvimento e implementação de aplicações e serviços; métodos e ferramentas de trabalho colaborativo no desenvolvimento de software; arquiteturas alternativas de bases de dados; processamento e armazenamento de alto desempenho; gestão eficiente de redes (desenho, arquitetura, protocolos, disponibilidades, capacidade, portabilidade); redes sem fio (capacidade e cobertura de alto alcance); centros de dados; otimização de infraestrutura, nível de disponibilidade, experiências colaborativas e modelos de nuvem.

Segurança da Informação: experiências relacionadas com o desenvolvimento de políticas e implementação de iniciativas para a gestão da segurança da informação e serviços TIC. Alguns temas a considerar: Implementação e seguimento de políticas de segurança da informação; gestão de riscos; gestão de identidade; implementação de Centros de Resposta a Incidentes; proteção de infraestrutura, aplicações e serviços; gestão de alertas para riscos de segurança.

Serviços de Valor Agregado de redes acadêmicas avançadas: serviços provistos pelas redes acadêmicas que geram valor às universidades. Experiências de implementação e adoção. Resultados alcançados nas universidades.

Soluções TIC de apoio à pesquisa: a Conferencia TICAL2017 será palco para o encontro das comunidades de pesquisa de RedCLARA, ação que está sendo desenvolvida através do projeto BELLA, financiado pela Comissão Europeia. Por esta razão, para as sessões de TICAL sob este eixo, são esperados trabalhos cuja orientação seja: experiências de trabalho colaborativo entre pesquisadores e a área TIC da Instituição; soluções TIC onde se destaque o trabalho em projetos de pesquisa com o apoio das áreas de tecnologia das universidades; considerar e/ou destacar aspectos como: modelos de trabalho; tecnologias e serviços TI utilizados, resultados e benefícios obtidos, dificuldades e lições aprendidas.

Datas importantes:

  • Convocatória 2017: 28 de novembro de 2016
  • Prazo final para o envio de trabalhos: 3 de abril de 2017
  • Consultas até: 3 de março de 2017 (e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )
  • Notificação dos selecionados: 26 de maio de 2017
  • Conferência: julho de 2017

Fotos TICAL

TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016

Organizadores TICAL2017:

RedCLARA
CONARE
RedCONARE-footer

TICAL em Twitter

JoomShaper