Bibiana López Acevedo “A TICAL se transformou em um encontro fundamental”

Bibiana LópezEngenheira de Sistemas e Especialista em Tecnologias Avançadas para o Desenvolvimento de Softwares, Bibiana López também é, desde 2008, diretora executiva da Corporação Rede de Instituições de Educação, Investigação e Desenvolvimento do Oriente Colombiano (Unired), trabalho que desempenhou em conjunto com os cargos de presidente, vice-presidente do Conselho Diretor e diretora executiva na rede nacional colombiana, RENATA.

Nessa entrevista, a executiva abre o jogo sobre sua participação nas edições anteriores da TICAL, sobre os resultados que isso gerou em sua rede e sobre suas expectativas para a TICAL 2014.

Sabemos de sua participação nas edições anteriores da TICAL. O que você pode dizer a respeito do crescimento e da evolução da Conferência nesses últimos anos?  
Participei da TICAL2012, que foi realizada em Lima, no Peru, e também da TICAL2013, realizada em Cartagena das Índias, na Colômbia. Nos dois eventos eu pude notar a importante evolução da Conferência, não somente em relação ao conteúdo acadêmico – seus conferencistas e temas de discussão -, mas também no que tange à logística, à infraestrutura, ao número de pessoas trabalhando e às importantes experiências que se compartilham a respeito de como as TIC vêm se transformando em um instrumento fundamental para o fortalecimento e para o desenvolvimento da educação da América Latina.

De igual forma, a TICAL também permitiu, através dos anos, a consolidação de grupos de trabalho a partir de temáticas fundamentais, o que facilita a construção coletiva e motiva, ano após ano, os diretores de TI a compartilharem seus conhecimentos e experiências na área.
 
Qual é o real valor da TICAL2014 para as instituições ligadas à educação superior na América Latina?
A TICAL se converteu num espaço primordial para o intercâmbio das melhores práticas no uso e na apropriação das TIC nas Instituições de Educação Superior ao redor do mundo, facilitando espaços de interação, colaboração e articulação entre os diretores de TI das principais IES (Instituições de Educação Superior) da América Latina, o que leva, por tabela, à consolidação da região, ao crescimento conjunto e à melhora contínua.

Quais foram os principais benefícios que sua instituição obteve depois de sua participação na Conferência?
Para a UNIRED e para as instituições associadas a ela, a TICAL se transformou em um encontro fundamental para compartilhar experiências sobre o desenvolvimento de projetos e serviços baseados em TIC, que permitem uma gestão mais eficiente e eficaz das atividades que são próprias das IES, não somente para socializar os benefícios do que foi implantado, como também as lições aprendidas durante todo o processo. Isto traz uma notável agilidade no tempo de execução de futuros projetos em outras instituições e, porque não, na prestação de serviços entre as diferentes organizações, para resolver questões pontuais.

Igualmente, por meio das mesas de discussão e trabalho que se geraram nesses encontros, foi possível criar grupos multidisciplinares que construíam projetos em torno a interesses comuns de diferentes instituições e países da América Latina, em temas como Gestão do Conhecimento, Repositórios Digitais, Supercomputação, Gestão e Governança de TI, entre outros,

Como Rede é fundamental que tenhamos conhecimento das experiências relacionadas com a gestão cooperativa, em temas como negociações conjuntas, capacidade de compartilhar recursos e serviços, e de levar a cabo projetos colaborativos de desenvolvimento mútuo.

Cabe também ressaltar os avanços que uma de nossas instituições experimentou no que diz respeito à implementação da norma ISO 27001 nos processos de TI, um tema que foi muito trabalhado e enriquecido em uma das mesas de trabalho da TICAL. Está claro que, cada vez mais, as instituições que fazem parte da Unired se interessam em participar do evento.

Se possível, você poderia contar sobre alguma iniciativa ou ideia implementada na UNIRED que teve origem em sua participação na TICAL?
A implementação de ideias de projetos a partir da TICAL se desenvolveram nas Instituições de Educação Superior que são membros de Unired, e a partir dessas ideias se desenvolveram serviços de supercomputação para a gestão de processamento massivo e visualização científica, o que é um dos principais requerimentos dos investigadores hoje em dia. Por outra parte, houve motivação das IES para a implementação de serviços de cloud para a administração de salas de cômputo, o que reduz notavelmente os custos de investimento e manutenção. Em relação a isso, na TICAL2013 se desenvolveu una mesa de discussão em relação às implicações legais dos serviços em nuvem, o que permitiu que resolvêssemos muitas dúvidas a respeito de como devem se desenvolver este tipo de contrato para proteger a integridade, a qualidade e a reserva da informação institucional.

Igualmente, temas como o acesso aberto motivaram as instituições a trabalhar em prol do compartilhamento da produção científica nacional através de repositórios digitais que possam ser recoletados em uma biblioteca digital para todo o mundo, o que facilita o acesso à informação científica, a redução de esforços e também a integração em comunidades e grupos de trabalho que permitam o desenvolvimento de projetos conjuntos. Tudo isso em prol do desenvolvimento cientifico institucional, regional, nacional e internacional.

Tem planos de participar da TICAL2014?
Me encantaria poder participar da TICAL2014, na qual se está priorizando cinco eixos temáticos que podem potencializar a educação e a investigação na região, em um mundo cada vez mais globalizado, ávido por informação e amante das tecnologias de informação e comunicações.

Quais são as expectativas para a edição desse ano?
Na edição 2014 da TICAL eu espero conhecer experiências de projetos de uso e apropriação de TIC entre diferentes instituições de educação da América Latina, que revelem os resultados de colaboração e articulação que se esperam das instituições que participam de um evento como esse. Também espero conhecer as últimas tendências na implementação de TIC para o ensino e investigação, para a gestão acadêmica e tecnológica das IES, e para a consolidação da infraestrutura.

Sobre a UNIRED
A Corporação Rede de Instituições de Educação, Investigação e Desenvolvimento do Oriente Colombiano, UNIRED, é formada por 15 instituições de educação superior e dois centros de investigação, dos setores de Santander-Boyacá e Norte de Santander, na Colômbia.

Sua missão é articular as instituições de educação, investigação e desenvolvimento do oriente do país, com o intuito de promover o crescimento regional através da prestação conjunta de serviços, propostas e programas educativos, de investigação cientifica, tecnológica e humanística, e também de inovação, otimizando os recursos existentes em suas instituições e oferecendo a possibilidade de canalizar recursos financeiros, técnicos e tecnológicos de ordem local, nacional e internacional em benefício de seus membros e da comunidade em geral.

A UNIRED está ligada às redes avançadas através da Rede Nacional Acadêmica de Tecnologia Avançada, RENATA, da Colômbia.

Para mais informações acesse: http://www.unired.edu.co/

Fotos TICAL

TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016 TICAL2016, Buenos Aires 13 - 15 septiembre 2016

Organizadores TICAL2017:

RedCLARA
CONARE
RedCONARE-footer

TICAL em Twitter

JoomShaper